Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 18 de junho de 2013


Passe Livre reúne oito mil pessoas e fecha região do Iguatemi
Fotos: Alexandre Galvão / Bahia Notícias
Salvador viu, nesta segunda-feira (17), uma das maiores passeatas da história da capital baiana. Segundo dados dos organizadores, oito mil pessoas caminharam da frente do Shopping Iguatemi até a Estação de Transbordo da região. O grupo atingiu o objetivo ao fazer a volta na Avenida Tancredo Neves. Enquanto caminhavam, ouvia-se gritos de “vem pra rua, vem que a luta cresce, vem” e “o gigante acordou”, em referência a outros movimentos que acontecem simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Lelo Filho, ator e produtor da Companhia Baiana da Patifaria, estava no protesto e disse, em entrevista ao Bahia Notícias, concordar com a interdição das ruas pelos manifestantes, já que “estamos fazendo pelo coletivo e é uma coisa para mudar o futuro”.
 

 
Mais uma mobilização nacional está marcada para esta quinta-feira (20). O grupo pretende sair do Passeio Público, no bairro do Campo Grande, às 14h, e chegar à Fonte Nova, onde o jogo entre Uruguai e Nigéria acontecerá a partir das 19h. Marcos Musse, organizador da votação do trajeto do ato desta segunda, disse que os direitos do povo têm sido privados em detrimento das ordens da Fifa, que, para ele, “alugou o país”. A manifestação deixou a região com o trânsito bastante congestionado, porém, para Ricardo Andrei, que tinha seu carro parado no engarrafamento, o movimento é legítimo. “Não concordo com os investimentos da Copa. Existem muitas outras coisas para serem feitas em Salvador”, completou.
 

 
A Polícia Militar (PM) estava presente durante todo o percurso, contudo apenas acompanhou e não reprimiu em nenhum momento. Pareta Calderasch, um dos organizadores da mobilização pelo Facebook, afirmou nunca ter visto um movimento de tal magnitude, sem um líder, e que estava “emocionado”. O organizador elogiou também a postura da PM. “Espero que isso se repita no dia 20”, solicitou. Pós-passeata, nas redes sociais, pessoas comentavam a ação. “Esse pode ser o início de uma nova era de consciência cidadã. Tenho fé de que nada será em vão e o movimento só ganhará mais força”, disse Pedro Aragão, 19, no Facebook. 

   
Terça, 18 de Junho de 2013 - 00:00

Pinheiro se mostra preocupado com antecipação de 2014: ‘Vai começar a segregar”

por Juliana Almirante
Pinheiro se mostra preocupado com antecipação de 2014: ‘Vai começar a segregar”
Foto: Divulgação
Mesmo entre os nomes citados para a sucessão ao governo do Estado, o senador Walter Pinheiro (PT) criticou, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM 102,5, os debates que já se delineiam acerca da candidatura apoiada pelo governador Jaques Wagner. “O grande erro é a antecipação. Se a gente começa a antecipar, a gente traz para o ano de gestão a congestão”, definiu, em conversa com o jornalista Samuel Celestino. “O ano fica contaminado com a eleição. O PT quer dizer que nós pleiteamos que se processe um nome do PT. É lícito isso? É, mas o partido não pode desconsiderar que Wagner é líder do processo, mas tem outros partidos. Tem uma liderança natural. Os partidos vão ter que tomar posição. O meu partido tem que fazer seu debate e levar para o governador o projeto. Se a gente continuar, vai começar a desagregar”, completou o senador. Ele acredita que alguns excessos já foram cometidos com a antecipação da discussão. Sem citar nomes, o parlamentar faz um alerta: “Compete aos partidos uma postura condizente nesse encaminhamento. É importante que as posições dos partidos não contaminem a gestão e não ultrapassem os limites”. O senador petista acredita que o momento é de, em vez de “empurrar”, “agregar ao máximo, para o projeto seguir de forma consistente”.

   
O Grupo de Amigos do Retiro do São Francisco encontrou no juiz Ricardo D’Ávila um esteio intransponível para impedir que a Casa do Retiro S. Francisco, considerada um “bem cultural da Bahia”, construída e doada à população nos anos 40 do século passado por Norberto Odebrecht, não venha ser alienada para incorporação de prédios residenciais. O grupo de católicos que a frequentava e lá assistia às missas, diante da ameaça dos freis franciscanos, que de lá removeram três freiras idosas e que, presumia-se, iriam alienar o patrimônio, entrou com uma ação judicial no TJ-BA. Ganharam, em parte, por decisão do desembargador Antonio Pessoa Cardoso que, na sua sentença, anotou “tenho por necessária a manutenção do 'status quo' a fim de garantir a atual estrutura arquitetônica do bem, com o impedimento de quaisquer alterações que não sejam necessárias para a manutenção do prédio, às idosas a continuidade do direito de lá residirem. Defiro parcialmente a antecipação da tutela, nos termos acima delineados, fixando uma multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento”, despachou. Acontece que, remetida a querela para ser julgada no mérito em segundo grau, o juiz Ricardo D’Ávila, em sentença, extinguiu a ação ordinária e a ação cautelar. Ao que se presume, a Casa de Retiro do São Francisco acabará como objeto de especulação imobiliária. Mas, antes disso, é bem provável que o affair termine no Conselho Nacional de Justiça.

   
A prefeitura de Salvador afirmou, nesta segunda-feira (17), que as negociações com o Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas (Sindacs/BA), relativas à Campanha Salarial 2013, avançaram ao seu ponto final. “Tendo em vista as limitações de recursos do Município, em função da situação financeira da prefeitura, não foi possível atender a todos os pleitos. Apesar da elevada quantidade de demandas acumuladas, após diversas reuniões, a prefeitura apresentou proposta de atendimento imediato de 32 itens e a disposição de avançar na discussão de outros 36 itens. Foram dadas respostas objetivas a todos os pontos de pauta apresentados”, informou a prefeitura em nota enviada à imprensa. O atendimento imediato, ainda em 2013, de demandas dos trabalhadores contempla, segundo a prefeitura, entre outros, o reajuste salarial, a equiparação do valor facial dos tickets alimentação de operações especiais, a garantia dos pagamentos em dia dos terceirizados, o cumprimento legal do cálculo da gratificação produção dos agentes fazendários e a regulamentação da produtividade e pontuação para atividades decorrentes da fiscalização de transferências. “A administração municipal continua firme na disposição de manter diálogo permanente, aberto e maduro; de avançar nas discussões sobre temas prioritários que interessam diretamente aos servidores, sempre com foco nas necessidades e expectativas da população soteropolitana”, afirmou.

   
Assembleia Legislativa pede instauração de inquérito para investigar invasão a site
A Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) formulou, nesta segunda-feira (17), “noticia criminis” ao delegado chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge da Paixão, com um pedido de instauração de inquérito policial para apurar a invasão do site oficial da Casa por hackers intitulados AnonCyber & CyberGhosts. A invasão ocorreu neste domingo (16). Para o presidente do Legislativo baiano, deputado Marcelo Nilo (PDT), a “ação deletéria” parte de segmentos que não conseguem observar as leis vigentes e obrigam instituições públicas e privadas a investir vultuosos recursos em proteção de rede e no reparo dos danos causados aos sistemas pelos invasores. Em nota enviada à imprensa, Nilo afirmou ainda que a legislação que rege o vasto território da internet é federal e espera que deputados e senadores aperfeiçoem ainda mais as leis, para penalizar os responsáveis por esses delitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário