Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Nelson Pelegrino tem a maioria dos vereadores eleitos



por Lílian Machado
Na briga pela conquista do segundo turno, os candidatos ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) contam com os aliados eleitos que comporão o novo quadro da Câmara de Vereadores de Salvador, como cabos eleitorais de suas campanhas na corrida até o dia 28 de outubro.
Entretanto mais do que isso, no meio desses vencedores estarão aqueles que vão compor a base de sustentação do novo prefeito da cidade.
Nesse contexto, independente do resultado eleitoral do dia 28, o candidato Nelson Pelegrino (PT) sai na frente, já que tem a maioria dos vereadores eleitos. Os partidos que apoiaram a candidatura do petista conseguiram eleger 20 nomes para o Legislativo, sendo o maior número do próprio PT com sete.
Nesse quadro que poderá favorecer Pelegrino, caso ele seja eleito o comandante do Executivo municipal, estão siglas como o PSD, PP, PSB e PCdoB que conquistaram duas vagas cada. Já o PR, PMN, PDT e PRP, partidos que também se aliaram a Pelegrino terão uma cadeira, cada um. Com esse cenário a avaliação é de que o petista teria maior potencial de governabilidade, sendo fator positivo nas votações dos projetos executivos na Câmara.
Por sua vez a coligação do democrata abocanhou 14 vagas, seis a menos, tendo o PTN como a legenda com o maior número de espaços: seis. Em segundo lugar aparece o DEM – legenda da majoritária com três vereadores. O PSDB e o PV, da candidata à vice, Célia Sacramento aparece com duas vagas cada um e o PPS que também integrou a composição democrata surge com um eleito.
Entretanto, nos bastidores calcula-se outra soma, já que no meio dos vitoriosos da coligação petista estariam alguns que teriam declarado uma aliança com Neto. Entre eles são citados: Palhinha (PP), que retorna ao Legislativo, após ficar de fora nesses últimos quatro anos, Alemão (PRP) e José Trindade (PR), que inclusive esteve no comitê de ACM Neto no último domingo, quando se definiu o segundo turno. Há expectativas ainda sobre de qual lado ficarão os vereadores reeleitos Alberto Braga e Heber Santana, ambos do PSC. O partido se coligou ao PMDB, de Mário Kertész no primeiro turno e ainda não definiu um posicionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário