Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Wagner diz que 'verdadeira campanha começa em junho' e decreta: 'Missão cumprida'


Em seu último ano à frente do Estado, o governador Jaques Wagner (PT) não cumpriu o trajeto de oito quilômetros entre as igrejas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e do Bonfim. No curto período que esteve em contato com a imprensa, se furtou em falar de eleições. Com recomendação médica de evitar o esforço devido a uma fissura no tornozelo, o petista abandonou o cortejo com a primeira-dama Fátima Mendonça e a ministra da Cultura, Marta Suplicy – estreante na celebração –, nas imediações do Mercado Modelo, e só retomou a caminhada no Largo dos Dendezeiros, na altura do Colégio da Polícia Militar, e tentou "jogar o brilho" para o seu candidato: o secretário da Casa Civil Rui Costa (PT), mas a caravana dispersou. Na Colina Sagrada, o chefe do Executivo baiano permaneceu por cerca de 40 minutos, interagiu com a população e as baianas que fizeram a lavagem das escadarias e se retirou do evento, em definitivo, sem ser notado pelos jornalistas. Antes de se recolher, ele afirmou ter convicção de que a festa popular não pode ser avaliada como termômetro eleitoral. "A verdadeira campanha começa em junho ou julho. Agora não é o momento", estimou. Com o postulante à sua sucessão escolhido e o "ano de realizações" – em virtude de uma série de inaugurações previstas para 2014 – Wagner decretou que entregará o cargo no dia 31 de dezembro sem ressentimentos: "Saio com uma sensação de missão cumprida". Apesar de ser o indicado do governador, durante o trajeto Rui viu de perto a "concorrência" do seu parceiro de chapa e postulante a senador Otto Alencar (PSD). Embora não tenha sido hostilizado, o petista ouviu em diversos trechos o coro de "Otto governador", abafado na comitiva governista pela clave do PT, que rebatia "Rui governador".  À exceção de alguns cartazes contrários à atual administração, não houve protestos organizados contra nenhuma figura do governo. Se a receptividade ao candidato petista não foi calorosa, por outro lado Wagner tem a tranquilidade de acalmar a base e argumentar que não foi um desastre.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Faltam 200 mil vagas para detentos no Brasil


O sistema penitenciário brasileiro tem um déficit de 200 mil vagas, de acordo com dados referentes ao fim de 2013 e início de 2014. Em todo o país, a população carcerária soma 563.723 e o número de vagas 363.520 mil. A Bahia tem 11.470 detentos e apenas 8.347 vagas em presídios. De acordo com levantamento realizado pelo G1, o número de presos é quatro vezes maior que o registrado há 20 anos. A relação atual é de 280 detentos por 100 mil habitantes, enquanto em 1993 era de 85 para cada 100 mil. A superlotação carcerária ficou ainda mais evidente com a revelação do caos no sistema prisional do Maranhão nas últimas semanas. A população do estado, que tem déficit de 1,2 mil vagas prisionais, vivencia uma onda de ataques após ordens que partiram de dentro do Complexo de Pedrinhas, em São Luís. Desde o ano passado, brigas de facções já provocaram mais de 60 mortes. São Paulo é o estado com maior déficit carcerário do país: 206,9 mil presos e 123,4 mil vagas. São 83,5 mil detentos a mais. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do estado, o aumento da população nas prisões é resultado do combate ao crime feito pela "polícia que mais prende no Brasil". Por causa de São Paulo, o Sudeste concentra 55% do déficit prisional do país – faltam 110,1 mil vagas na região. O Nordeste aparece em segundo lugar, com 38,8 mil vagas a menos que o necessário, seguido pelo Centro-Oeste (19,6 mil), pelo Norte (16,2 mil) e pelo Sul (15,3 mil). Conforme divulgou a reportagem, a maioria dos estados consultados diz ter planos de construir mais unidades prisionais. Contudo, para o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, esse não é o caminho. "Nenhum estado que construiu mais presídios está dando conta do déficit de vagas. O que é preciso que ocorra é o que está na lei. Isto é, os presos que aguardam julgamento devem ser julgados no tempo certo e os que estão no semiaberto não devem ficar no fechado. Hoje, 40% dos detentos estão aguardando julgamento. A culpa não é só do Executivo, mas do Judiciário, que tem a obrigação de fiscalizar e acompanhar o sistema prisional. Se [a situação] está como está, é porque não foi feito esse trabalho", analisa. As informações são do G1.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Criminalidade na Grande São Luiz aumenta 143%


Para infelicitar, mais ainda, o Maranhão da oligarquia Sarney, o UOL denuncia que, somente em 2013 a região metropolitana de São Luiz expandiu a criminalidade de tal forma que os assaltos a ônibus, que penalizam a população mais carente, aumentou em 143%, sem que o governo de Roseana Sarney (PMDB) nada fizesse a não ser comer lagostas e patinhas de caranguejo. Foram registrados 628 roubos a coletivos, enquanto os quadrilheiros se expandem por toda a capital maranhense. Diante da  perversa crise que alcança o pior estado em desenvolvimento da Federação, o senador José Sarney (PMDB-AP), o chefe da oligarquia, nada diz. Mantém em silêncio e cria um problema para a candidatura de Dilma Rousseff (PT), que possivelmente, se fizer campanha no Maranhão, não poderá ser acompanhada pela governadora, herdeira política do oligarca. No Maranhão, Dilma recebeu, na sua primeira eleição, 80% dos votos do estado, daí o prestigio que José Sarney consegue do Palácio do Planalto. Nada mais é do que um jogo de toca que vai de encontro a tudo o que, um dia, o PT pregou, anunciando que o partido iria mudar o Brasil.

Homem armado assalta Casa Lotérica de Itiúba


No final da tarde deste sábado (11), um homem armado assaltou a Casa Lotérica “Aposte e Ganhe” da cidade de Itiúba.

O assaltante chegou ao estabelecimento, comunicou-se com um garoto que estava na fila e para disfaçar deu a vez ao menino, em seguida anunciou o assalto. O criminoso rendeu as atendentes Adenildes e Joelma, e levou uma alta quantia em dinheiro.

Segundo testemunhas, o homem estava portando um revolver calibre 38. De acordo com uma funcionária da Lotérica, o assaltante não parecia ser um mau elemento e ninguém desconfiou, ele tinha cabelo baixo, e aparentava ter entre 25 e 28 anos de idade, maiores descrições foram passadas para a polícia que já saiu em diligência atrás do meliante.

Não houve agressão por parte do criminoso, o mesmo pediu para que as moças colocassem o dinheiro numa mochila e saiu andando como se nada tivesse acontecido.

O valor roubado ainda não foi divulgado, o meliante fugiu provavelmente em um carro que estava estacionado na rua coronel João Antonio, próximo ao Supermercado Rafael.

As informações e foto são de Aroldo Pinto

Revoltados com abandono, moradores de Juazeiro usam placas para protestar contra o prefeito


Cansados de esperar uma resposta por parte do Poder Público os moradores de Juazeiro, resolveram adotar uma postura mais extremista nesta segunda-feira (13) interditando uma avenida que é corredor principal dos transportes coletivos para os bairros Codevasf, Argemiro, Nova Esperança, Malhada da Areia e Antonio Conselheiro, bem como às comunidades do Piranga I e II, além de instalarem placas criticando o prefeito Isaac Carvalho.

As placas não são ofensivas ao governante municipal, no entanto, traduzem a insatisfação da população em relação aos diversos problemas ocasionados pela buraqueira e pelas lagoas formadas com as últimas chuvas.

“Se não chove sofremos com os buracos e a poeira. Quando chove, aqui vira um inferno com a lama, e as nossas invadidas pelas águas atiradas pelos veículos que passam em nossas ruas. A gente coloca pedras, mesmo assim eles trafegam por cima das nossas calçadas colocando em risco à vida das crianças e idosos”, desabafou Sr. João Evangelista, morador da Travessa São João.

Com a interdição da Avenida Giuseppe Muccini os ônibus estão fazendo um percurso mais longo para chegar ao seu destino, com isso também promovendo transtornos e atrasos aos trabalhadores que residem nos bairros citados.

No bairro Jardim Vitória, um muro já defende a saída do Chefe do Executivo Municipal. (Fonte: Geraldo José)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Agricultores baianos devem receber Garantia-Safra este mês


Agricultores baianos que sofreram perda da safra por seca ou excesso de chuva receberão, a partir deste mês, o benefício Garantia-Safra. A autorização do pagamento referente à safra 2012/2013 foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9). O benefício é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e é pago em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos da Caixa. Tem direito ao auxílio agricultores que perderam, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho e outras atividades agrícolas no Semiárido. Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) façam adesão ao projeto. Além de agricultores de cidades da Bahia, também começarão a receber o benefício, este mês, trabalhadores rurais do Ceará, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Sergipe e Piauí. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Coca-Cola recebe patrocínio de R$ 320 mil do Fazcultura para evento em Salvador


Atrás apenas da Apple e do Google, a Coca-Cola é a terceira marca mais notável e valiosa do mundo. Para a quinta edição do Verão Coca-Cola Salvador, a empresa  também contou com patrocínio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, mais conhecido como Fazcultura. Divulgada no último dia 19, a resolução 204/2013 da Portaria nº 408 aprova o valor de R$ 319.816,80, correspondente a 80% do projeto. Realizado gratuitamente na praia de Armação, o Verão Coca-Cola reúne música, teatro e esportes. O evento, que estreou no último domingo (5) com a participação da banda gaúcha Fresno, ainda acontecerá nos dias 12, 19 e 26 de janeiro. 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Cícero Monteiro troca Sedur por Serin, Cézar Lisboa assume Sedes e Moema tenta Câmara Federal


O desenho da nova equipe do primeiro escalão do governo da Bahia começou a ser esboçado, efetivamente, nesta segunda-feira (6), após o governador Jaques Wagner se reunir com o conselho político da administração estadual e rabiscar os primeiros pontos de fuga. Depois da confirmação de que o substituto do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles – que tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa –, será o ex-deputado Jairo Carneiro – o que mantém o comando da pasta com o PP – eis que os pincéis começaram a sugar o vermelho da paleta. Com a tinta destilada e o horizonte traçado, três pastas comandadas entre PT e cota pessoal de Wagner trocarão o cavalete. Atual titular de Relações Institucionais, Cézar Lisboa deixa a Serin para estampar a tela de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), já que Moema Gramacho sairá em 15 de janeiro para se candidatar a deputada federal. O carvão da articulação política do governo ficará nas mãos de Cícero Monteiro, que deverá entregar a pasta de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ao seu atual chefe de gabinete, José Eduardo Ribeiro Copello. "O que eu sei é que o governador me segurou. Quer que eu fique no governo e disse que me quer mais para perto dele", descoloriu Monteiro, em entrevista ao Bahia Notícias, ao descartar definitivamente a possibilidade de pintar como postulante à Câmara na próxima eleição. Os demais pigmentos matizes, tons e texturas da gestão serão definidos nos próximos dias por Wagner, que usará não só a caneta mas também o estilete para concluir o quadro a ser pendurado na sala principal do Palácio de Ondina.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bahia é o terceiro estado com mais vagas no Sisu


Terceiro estado com maior número de vagas em todo o país, a Bahia conta com 12.459 postos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O estado fica atrás apenas de Minas Gerais (com 20.029 vagas) e Rio de Janeiro (com 16.740). As regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior volume das 171.401 mil vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecidas na primeira edição de 2014. Até o início da tarde desta segunda-feira (6), o sistema recebeu 607.210 inscrições; são 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10 de janeiro. Pode concorrer às vagas do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota 0 na redação. Para concorrer, o estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem os dois números pode recuperá-los no site do exame. O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula de quem foi selecionado na primeira chamada vai de 17 a 21 de janeiro e na segunda chamada de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir do dia 11 de fevereiro.

sábado, 4 de janeiro de 2014

DEM não abre mão de lançar Paulo Souto para o governo do Estado

Até o momento, alguns nomes surgem como pré-candidatos ao governo do Estado da Bahia. Enquanto o DEM nacional fecha o cerca para lançar a candidatura do ex-governador, Paulo Souto ainda não demonstrou desejo de disputar o Executivo. Apesar de o governador Jaques Wagner já ter lançado Rui Costa como o candidato do PT, a oposição garante que só fará o lançamento em março, após o carnaval.
Segundo o jornal Tribuna da Bahia, após os festejos de final de ano, o DEM nacional pretende desembarcar em Salvador para uma conversa séria com Paulo Souto, a respeito das pretensões políticas para este ano. Depois de anunciar o democrata como principal nome para a disputa ao governo do Estado, a cúpula do partido quer ouvir do ex-governador se ele tem alguma restrição ao projeto. A medida deixa claro que o DEM pretende lançar Paulo Souto como candidato ao governo da Bahia. De acordo com informações de bastidores da política baiana, Geddel Vieira Lima (PMDB) é um candidato que demonstra interesse em disputar a sucessão de Wagner, mas Paulo Souto seria o mais preparado para enfrentar a disputa.
Até o momento, o nome de Paulo Souto é o mais requisitado pelo partido para disputar a eleição, porém o político ainda não externou publicamente o interesse de concorrer ao pleito de 2014, que já tem como pré-candidato o petista Rui Costa, atual Chefe da Casa Civil do Estado. Contudo, o partido acredita que o ex-governador pode vencer o pleito, caso aceite o projeto. “O projeto mais importante e viável de poder do DEM é a Bahia”, confirma o seu presidente, senador José Agripino (RN). Souto é considerado a alternativa do coração do PSDB e teria o apoio do PMDB local, que joga com a candidatura do vice do Banco do Brasil, Geddel Vieira Lima.
Informações Tribuna da Bahia

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Governo atua para adiar leis sensíveis a sindicatos


Além dos impasses político-eleitorais da base aliada terem impedido o avanço de projetos no Congresso Nacional em 2013, o governo da presidente Dilma Rousseff também atuou diretamente em alguns casos para que isso ocorresse. Especificamente, em questões trabalhistas, que afetam justamente a forte base sindical petista. O caso mais evidente foi no debate sobre a regulamentação do direito de greve do serviço público no país. A estratégia do governo, apresentada na Comissão Mista de Consolidação das Leis no Congresso que discute o assunto, foi orientar a base a evitar que ela avançasse. Atualmente, o direito de greve consta das disposições transitórias da Constituição de 1988 e, por essa razão, precisa ser regulamentado. O relator da proposta é o senador Romero Jucá (PMDB-RR). No seu texto, ele toma medidas que tornam mais rígidas as regras. Por exemplo, proíbe três categorias de parar os serviços: Forças Armadas, Polícia Militar e Bombeiros. Também obriga que, nos setores de segurança pública e controle de tráfego aéreo, seja mantido 80% do seu funcionamento durante a greve. Para serviços essenciais, como hospitais e setores de energia, água e recolhimento de lixo, esse índice fica em 60%. A greve será declarada ilegal caso esses porcentuais sejam descumpridos. Fica suspenso o pagamento de remuneração correspondente aos dias não trabalhados para os grevistas, assim como eles não serão contabilizados como tempo de serviço.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Tiroteio toma conta de show de Igor Kannário no interior da Bahia


Igor Kannário já começou o ano em meio a confusão. Em um show na cidade de Cabuçu, no dia 1º de janeiro, um tiroteio tomou conta com o cantor ainda no palco.
Estão no Hospital Geral do Estado Yuri Araújo França e Fábio de Jesus, ambos com 21 anos. O estado de saúde deles não foi divulgado. A polícia local ainda não sabe explicar o que motivou a troca de tiros durante o show do pagodeiro e continua investigando o caso.